O APRENDIZADO – março 2019

Olá pessoal, vamos falar hoje de APRENDIZADO, conhecer os quatro estágios necessários para adquirir habilidade, como exemplo vamos usar uma coisa que fazemos corriqueiramente. Escrever

Escrever é uma coisa normal para todo mundo, as palavras são formadas por símbolos compostos por linhas retas e curvas cheios de detalhes, tem pessoas que escrevem com uma caligrafia bonita, outras, escrevem, tem pessoas que escrevem rápido, tem pessoas que escrevem devagar, com letra de mão, com letra de forma, enfim, cada pessoa tem uma identidade própria registrada na sua caligrafia. Bem não é esta a questão, o que vamos tratar aqui é o aprendizado da escrita. Vamos mostrar as quatro fases que envolvem o processo para aprender a escrever.

Então vamos ao primeiro estágio INCOMPETÊNCIA INCONSCIENTE, vamos imaginar uma pessoa que não sabe ler nem escrever, então quando ela olha um símbolo que representa a escrita ela não tem entendimento do que significa, vou dar um exemplo: aqui temos uma imagem, se você está olhando e não entende o que significa você está inconscientemente incompetente, ou seja, você não entende não sabe que não entende e vê apenas uma imagem, que na verdade é mais que isso, é uma palavra da língua japonesa escrita no dialeto katakana.

No segundo estágio, INCOMPETÊNCIA CONSCIENTE, a pessoa já sabe o que é um símbolo, consegue ler mas tem dificuldade para escrever apesar de entender o que significa, podemos pegar como exemplo escrever com a outra mão, faça o teste; se você escreve com a mão direita tente escrever seu nome com a mão esquerda, ou se você escreve com a esquerda tente fazer com a mão direita.

O que acontece é que você está conscientemente incompetente, você sabe qual é seu nome, sabe como escrever, mas não consegue escrever com a outra mão  porque lhe falta habilidade para desenhar os detalhes de cada letra.

Muito bem no terceiro estágio, COMPETÊNCIA CONSCIENTE, você já consegue escrever com a mão esquerda, porém a escrita não flui como a outra mão, você está numa situação  conscientemente competente, você sabe escrever, sabe o que está escrevendo e sabe que sabe fazer, mas tem que pensar nos detalhes do desenho de cada letra separadamente até formar palavra por palavra para chegar no texto final, a sua concentração está focada no desenho dos símbolos e não no significado das palavras.

É no quarto estágio, COMPETÊNCIA INCONSCIENTE que as pessoas atingem a excelência em executar qualquer tarefa, é como escrever com a mão correta, as palavras fluem com facilidade porque você já tem habilidade para desenhar todas as letras, não precisa pensar para escrever, precisa pensar no que vai escrever, sua concentração está no significado da palavra, da frase ou do texto, o desenho dos símbolos é feito sem pensar, seu cérebro envia ordem para sua mão sem você precisar mandar. Neste estágio você está competentemente inconsciente.

 

Nós demos o exemplo de escrever, mas você pode ter habilidade em tudo o que quiser fazer, basta estudar e treinar muito para que seu inconsciente comande suas ações com competência. Pense nisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*