Adaptabilidade

ADAPTABILIDADE

Vamos falar hoje de adaptabilidade, explicar o que é adaptação e ajuste, a diferença entre os dois conceitos pode ser o diferencial para uma carreira de sucesso, profissional ou pessoal.

A adaptabilidade é a capacidade que os indivíduos têm de se adaptarem às alterações que ocorrem no meio onde vivem. O ambiente é suscetível a mudanças e a grandes transformações, indivíduos que se ajustam a estas condições tem maior chance de sobrevivência, os que não conseguem são excluídos pela seleção natural. Vamos buscar dois conceitos antropológicos para entender a adaptabilidade na economia moderna.

Segundo a teoria da evolução, adaptação de um indivíduo é passada para outras gerações através de alterações genéticas que demoram milhares de anos para alcançar mudanças estruturais, exemplo; Uma criança que cresce em um ambiente com grande altitude desenvolve capacidade pulmonar e torácica acima do normal para se adaptar à baixa concentração de oxigênio no ar. Ao longo de muito tempo haverá uma transformação genética nos indivíduos permitindo a sobrevivência da espécie perante as características do ambiente.

O ajuste é uma adaptação temporária, para atender a uma situação de momento, exemplo; Um indivíduo que pratica exercícios físicos desenvolve a musculatura  para ter uma relação socialmente estável com o meio, no momento em que para  com os exercícios o corpo volta à condição normal, é um mecanismo regulador comportamental, assim como adquirir vestimentas, objetos de uso pessoal e bens de consumo, nenhuma destas condições provoca alterações genéticas porque são pontuais e de curto prazo.

Na economia e nos negócios, o processo de seleção deixa de ser natural para ser técnico, a sobrevivência de uma organização está na capacidade de adaptação dos seus indivíduos perante às adversidades políticas e econômicas e porque não dizer também, ambientais. A adaptabilidade profissional é desenvolvida através de processos de ajustes que vão se tornando regras de comportamento, até que novas mudanças surjam pelo caminho. Qualquer que seja o cargo ou função atribuída a um indivíduo, exige dele uma dinâmica de ajustes permanentes para acompanhar o movimento do meio, estudar é a única saída plausível para se manter na ativa, novas técnicas, novos conceitos e visões diferentes da mesa coisa permitem que o indivíduo fique inserido no contexto, quem consegue ir além do estudo e desenvolver novas teorias e novas técnicas, se torna destaque e criador de transformações que vão exigir mais do grupo, deixando de fora aqueles que não se adaptaram.

Para não ficar fora do mercado você precisa  ter vontade e principalmente adaptabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*