CONTROLE DE COMPRAS

Nesta página você poderá baixar a planilha modelo para fazer o controle de compras da sua empresa.

DOWNLOAD DA PLANILHA – MODELO



APRESENTAÇÃO DA PLANILHA

Esta planilha é um modelo simplificado de controle de compras desenvolvida com o propósito de ajudar você a ter, diariamente, uma visão geral da situação financeira do seu negócio.

 

INSERÇÃO DA DATA INICIAL

O primeiro passo é inserir nesta coluna o primeiro dia do mês de apuração, a planilha vai completar automaticamente os dias seguintes, identificando os dias da semana com destaque nos sábados e domingos.

Neste modelo nós estamos considerando o sábado como meio dia trabalhado para contagem dos dias úteis do mês.

Também não consideramos os feriados neste exemplo.

ALIMENTAÇÃO DIÁRIA

Para alimentar a planilha você tem que anotar diariamente os dados referentes ao movimento da sua empresa;

Na coluna “FATURAMENTO DO DIA”, são lançadas somente as vendas realizadas no dia, independente da forma de pagamento. Os recebimentos de parcelas do contas a receber não são lançados, porque recebimento não é faturamento.

Se eventualmente você não trabalhou em um dia específico, basta não lançar valores, a planilha vai considerar como dia não trabalhado.

Na outra coluna “COMPRAS DO DIA”  lançamos somente as compras de mercadorias para reposição de vendas feitas no dia, independente se foram pagas a vista ou não.

Na coluna “GASTOS DO DIA” são lançadas todas as despesas que foram pagas no dia, chamamos de desembolso, nelas incluímos todas as categorias; salários, aluguel, luz, fornecedores, telefone, fretes, etc.

MOVIMENTO ACUMULADO

Enquanto você está lançando os dados do dia a dia, a planilha vai fazendo uma série de cálculos em tempo real lhe dando uma posição em tempo real de como está o seu caixa.

Começamos pelo ‘FATURAMENTO ACUMULADO” neste campo a planilha soma todos os valores que aparecem na coluna “FATURAMENTO DO DIA”.

Logo abaixo temos as “COMPRAS ACUMULADAS” que é a soma de todos os valores lançados na coluna ‘COMPRAS DO DIA”, ao lado aparece o percentual que as compras representam sobre o faturamento no momento.

A mesma coisa acontece com os GASTOS ACUMULADOS, onde são somados os valores da coluna “GASTOS DO DIA”, ao lado também aparece o percentual que os gastos representam sobre o faturamento no momento.

Logo abaixo aparece a margem de lucro ou prejuízo que está acontecendo no momento. O percentual que aparece ao lado é calculado sobre a variação dos percentuais de compras e gastos levando-se em conta a regra 60-30-10.

Vamos demonstrar;

A soma dos percentuais sempre será 100%, portanto o lucro ou prejuízo é calculado da seguinte fórmula;

100% – 60%(compras)-30%(gastos)

Como os valores das compras e dos gastos variam o durante o mês, o percentual de lucro ou prejuízo também vai variar na mesma proporção.

Lembre-se que a meta é 60-30-10

DIAS CORRIDOS

Neste outro quadro a planilha mostra os dias decorridos do mês;

Os dias úteis são calculados com base nas datas geradas pela planilha para o período de apuração. Neste cálculo consideramos os sábados como meio dia de trabalho porque é um padrão do comércio, os domingos não são considerados dias úteis.

Já os dias decorridos são calculados através da contagem onde os valores da coluna “FATURAMENTO DO DIA” são maiores que zero.  Se por alguma razão não houver faturamento em um dia útil, você terá que compensar nos dias seguintes para não perder a paridade dos dados.

Os DIAS RESTANTES mostram quantos dias úteis você ainda tem para vender no mês, a planilha calcula fazendo uma subtração dos dias decorridos dos dias úteis calculados.

PROJEÇÃO PARA FINAL DO MÊS

Para complementar a análise, a planilha faz uma projeção dos resultados para o final do período, assim você pode o tempo todo saber qual será a situação do caixa no final do mês, isto com base nos dados acumulados até o momento.

 

CÁLCULO DO FATURAMENTO

A projeção do faturamento é feita com base no valor acumulado usando a seguinte fórmula;

FATURAMENTO ACUMULADO / DIAS DECORRIDOS  * DIAS RESTANTES + FATURAMENTO ACUMULADO.

Demonstrando a fórmula, temos a média de faturamento diária até hoje,  multiplicada  pelos dias restantes e somado com o montante já faturado até agora.

O resultado será uma previsão do faturamento bruto da empresa no mês de apuração. Este valor vai variar o tempo todo em razão das varações de faturamento, compras e gastos.

 

 

PREVISÃO DAS COMPRAS

A previsão das compras para o mês segue a regra, ou seja, aplica-se o percentual alcançado nas compras sobre a previsão de faturamento.

 

PREVISÃO DE GASTOS

Para a previsão de gastos usamos a mesma fórmula, ou seja, aplica-se o percentual alcançado dos gastos sobre a previsão de faturamento.

LIMITE DE COMPRAS PARA O MÊS

A planilha ainda mostra o tempo todo qual o limite que você tem para comprar até o final do mês, este limite também varia em função do movimento diário, ele serve como referência para poder analisar possíveis compras fora do padrão.

ALERTAS

Esta duas janelas mostram o tempo todo em que situação você está trabalhando, toda vez que os percentuais de compras ou gastos forem superiores ao limite da regra, as janela mudam de cor e mostram os índices fora do padrão, neste momento deve-se reavaliar as despesas e as compras para que os valores voltem ao nível aceitável da regra.

2 comentários sobre “CONTROLE DE COMPRAS
  1. taiane disse:

    Boa tarde, baixei a planilha e adorei só que tenho diversas duvidas, alguém poderia me ajudar e tirar algumas duvidas?

  2. aparicio disse:

    Olá Taiane, você pode mandar um email com suas dúvidas para contato@jesquina.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*